Exposições com maior acervo de itens originais da NASA fora dos EUA, localizadas em Balneário Camboriú (SC) e Canela (RS) comemoram a data relembrando os Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do ser humano à Lua.
Brasil, 12 de abril de 2024 — O Dia Internacional do Voo Espacial Humano é celebrado anualmente em 12 de abril, data de aniversário do primeiro voo espacial humano. E a Space Adventure — atração com as maiores exibições fixas com mais de 600 itens originais da Nasa fora do território americano, localizadas em Canela (RS) e Balneário Camboriú — celebra a data reforçando a importância educacional do tema e convidando o público a conhecer os espaços que promovem pontos de contato e experiência com uma cultura criativa, atrativa e didática dos projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do ser humano à Lua.
Em Balneário, os visitantes podem ter acesso aos mais de 300 itens originais e inéditos da NASA, como peças da sala de controle de Houston na década de 1960, mesas utilizadas nos projetos APOLLO, réplica em tamanho real do módulo lunar que pousou na Lua e a sensação de decolagem no espaço em uma sala 360°, entre muitas outras experiências.
Já em Canela, primeira atração fixa com itens da NASA no Brasil, o Space Adventure reúne mais de 270 itens exclusivos do acervo de projetos da agência espacial tais como: motor de foguete do programa MERCURY, a réplica fiel da cápsula lunar da APOLLO 11 com seu painel original, duas mesas de comando de Houston, trajes especiais dos projetos APOLLO e GEMINI, a câmera fotográfica usada e autografada pelo astronauta Eugene Cernan, da APOLLO 17, além de registros históricos da missão Apolo 11, que levou dois astronautas americanos à Lua em 20 de julho de 1969.
Segundo Rodrigo Prado, CEO das Spaces Adventure, é um dia que precisa ser celebrado: “Para nós esta data é muito importante, pois o Brasil está no seleto grupo de países que já levaram o homem ao espaço, e quem nos colocou nesta lista foi Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço e o primeiro astronauta e cosmonauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço. O Dia Internacional do Voo Espacial Humano é muito especial para a humanidade, já que resultou em desenvolvimento, novos conhecimentos e tecnologia. E nós estamos buscando muito conteúdo novo, não somente sobre a corrida espacial, mas também de tudo aquilo que acontece envolvendo o espaço para trazer para os visitantes da Space Adventure”, completa ele.
Sobre o 12 de abril
Por muitos brasileiros a data ainda passa despercebida, mas o Dia Internacional do Voo Espacial Humano é feriado nacional em vários países. A data marca a chegada do cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço, em 1961, como primeiro ser humano a orbitar a Terra.
Em 2011, a Assembleia Geral da ONU declarou a celebração para lembrar anualmente “o início da era espacial para a humanidade”, valorizando a contribuição da ciência e tecnologia espacial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Space Adventure Balneário
A cidade de Balneário Camboriú é lar do projeto com o maior acervo de itens originais da NASA fora dos Estados Unidos desde março desse ano. A Space Adventure Balneário Camboriú reúne mais de 300 itens inéditos dos Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do ser humano à Lua.
Com uma área superior a 4 mil metros quadrados, o equipamento turístico no litoral mais famoso de Santa Catarina inclui telas interativas, salas imersivas e simuladores, como o que reproduz a decolagem à Lua. A atração ainda conta com um planetário, localizado na parte externa do complexo, e que pode ser acessado e visitado diretamente. Lá os visitantes ficam imersos na beleza e no mistério do cosmos, tudo com transmissão em qualidade 4k e um conteúdo desenvolvido em parceria com o renomado Museu de História Natural de Nova York.
Space Adventure Canela
A Space Adventure Canela recebeu mais de 350 mil visitantes no ano passado no Rio Grande do Sul. Lançada em maio de 2023, foi a primeira atração fixa com itens da NASA no Brasil, reunindo mais de 270 itens exclusivos do acervo de projetos da agência espacial americana numa estrutura de 4 mil metros quadrados, capacidade para receber até 3,5 mil visitantes por dia em suas oito salas imersivas, das quais quatro são interativas, e conta com área games, simuladores e planetário.